Home / Dicas / Alimentação e esportes: uma dupla de sucesso
Alimentação e esportes: uma dupla de sucesso

Alimentação e esportes: uma dupla de sucesso

A dica de hoje é para quem pratica esportes. Além de ser uma atividade benéfica para o corpo (pois ajuda a ficar em forma e com o metabolismo mais regulado), o esporte também é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional.

Mas, para isso, é essencial ter uma alimentação balanceada e que não prejudique as vésperas de uma competição, por exemplo.

Por isso, no dia anterior a um jogo ou campeonato, a rotina alimentar deve ser rica em carboidratos complexos, ou seja, integrais, como arroz, pão, macarrão e também batata. Esses devem estar presentes em todas as refeições, sempre com uma fonte de proteína animal como carne, peixe, frango ou vegetal como soja, quinoa ou amaranto.

Também é importante o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais como hortaliças diversas e frutas. Deve ser evitado o uso de álcool, cafeína em excesso, refrigerantes, alimentos enlatados, gordurosos e condimentados.

Os nutrientes antioxidantes (selênico, zinco, vitamina A, C, E) são importantes, já que a atividade tem ação intensa de radicais livres. Portanto, é interessante consumir oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas, cenoura, tangerina, laranja, kiwi, e óleos como de canola e oliva são recomendados (moderação sempre).

Não se esqueça de se alimentar a cada três horas e preferir comida caseira para evitar contaminação. A hidratação deve ser farta e gradual em água natural, sucos, chás, água de coco. Aproximadamente 2,5 litros para as mulheres, e 3 a 3, 5 litros para os homens, dependendo do biotipo e intensidade do treino.

Leave a Reply

Your email address will not be published.