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Ovo: vilão ou mocinho?

Ovo: vilão ou mocinho?

Por muitos anos, o ovo foi considerado vilão devido a sua quantidade de colesterol.

Porém, já surgiram vários estudos afirmando suas qualidades nutricionais, exaltando os nutrientes presentes em sua composição que possuem propriedades funcionais, portanto sendo recomendado sua inclusão em uma dieta balanceada. Na lista de nutrientes figuram os ácidos graxos (importante fonte de energia do corpo) e a colina, que atua na redução da homocisteína e, consequentemente, reduz o colesterol.

Além disso, os pesquisadores perceberam que consumir ovo no café da manhã favorece a perda de peso, já que este alimento provoca maior saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos danosos e com calorias vazias em lanches.

Quer saber mais como o ovo contribui para o processo de emagrecimento? Sendo consumido com alimentos integrais, vegetais como, frutas, verduras e legumes. Além disso, proporciona uma alimentação equilibrada. Segundo pesquisas, o ovo é um alimento universal e com efeito protetor do organismo. Isso se deve à sua composição em nutrientes antioxidantes como vitaminas e minerais que atuam no metabolismo celular. Para os praticantes de atividade física, então, o ovo é um aliado, pois é fonte de aminoácidos, que ajudam no desenvolvimento da musculatura.

A utilização do ovo como parte de uma alimentação saudável proporciona grandes benefícios ao organismo.

É por estas e outras que o ovo se tornou o mocinho. Porém, o lado vilão fica por conta de sua forma inadequada de consumo como, por exemplo, em frituras ou adicionado ao doce com gordura saturada e preparações muito calóricas. Tudo isso provoca a perda de seu valor nutricional e não contribui para o controle de peso e manutenção da saúde.

É importante que o nutricionista calcule sua dieta e elabore um plano alimentar individual com quantidades corretas dos diversos grupos de alimentos.

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